Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2024 - quarto dia

 


Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado (Lc 10, 31)

 

Passagens adicionais da Escritura

Is 58, 6-9ª

Sal 34, 15-22

 

Reflexão

O sacerdote e o levita que passavam do outro lado podem ter tido boas razões religiosas para não ajudar: talvez estivessem prontos para realizar certos rituais religiosos e poderiam ter se arriscado a se contaminar se o homem estivesse morto. No entanto, em muitas ocasiões, Jesus critica a liderança religiosa por colocar as regras da religião acima da obrigação de sempre fazer o bem. O início do texto da Semana de Oração nos mostra como o doutor da lei queria se justificar. O sacerdote e o levita da parábola teriam se sentido justificados pelo que haviam feito. Como cristãos, até que ponto estamos preparados para ir além das convenções? Às vezes, nossa miopia eclesial e culturalmente condicionada pode nos impedir de ver o que está sendo revelado pela vida e pelo testemunho de irmãs e irmãos de outras tradições cristãs. Quando abrimos os nossos olhos para ver como o amor de Deus é revelado através dos nossos condiscípulos cristãos, somos atraídos para mais perto deles e, portanto, para uma união mais profunda com eles. Essa parábola de Jesus não apenas nos desafia a fazer o bem, mas também a ampliar a nossa visão. Não aprendemos o que é bom e santo apenas com aqueles que compartilham nossa visão de mundo confessional ou religiosa, mas muitas vezes com aqueles que são diferentes de nós. O Bom Samaritano geralmente é aquele que não esperamos.

 

Oração

Senhor Jesus Cristo, Enquanto caminhamos convosco rumo à unidade, que nossos olhos não desviem o olhar, mas estejam bem abertos para o mundo. Ao viajarmos pela vida, que possamos parar e estender a mão, curar os feridos e, ao fazê-lo, experimentemos a vossa presença neles: Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Comentários