Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2024 - terceiro dia


 “Quem é o meu próximo?” (Lc 10, 29)

Senhor, abri os nossos corações para aqueles que não vemos

 

Passagens adicionais da Escritura

Rm 13, 8-10

Sal 119, 57-63

 

Reflexão

O doutor da lei queria se justificar, esperando que o próximo a quem ele é chamado a amar fosse alguém de sua própria fé e de seu próprio povo. Esse é um instinto humano natural. Quando convidamos pessoas para nossa casa, geralmente são pessoas que compartilham nosso status social, nossa visão da vida e nossos valores. Há um instinto humano de preferir lugares de familiaridade. Isso também se aplica às nossas comunidades eclesiásticas. Mas Jesus conduz o doutor da lei, e o seu público mais amplo, para além da sua própria tradição, lembrando-os da obrigação de acolher e amar a todos, independentemente da religião, da cultura ou do status social. O Evangelho ensina que amar aqueles que são como nós não é algo extraordinário. Jesus nos orienta para uma visão radical do que significa ser humano. A parábola ilustra de maneira muito visível o que Cristo espera de nós - que abramos nossos corações e caminhemos no seu caminho, amando os outros como ele nos ama. De fato, Jesus responde ao doutor da lei com outra pergunta: não é “quem é meu próximo”, mas “quem provou ser um próximo para o homem necessitado?” Nossos tempos de insegurança e de medo nos confrontam com uma realidade na qual a desconfiança e a incerteza estão em primeiro plano nos relacionamentos. Esse é o desafio da parábola de hoje: para quem eu sou um próximo?

 

Oração

Deus de amor, que infundis o amor em nossos corações, dai-nos a coragem de olhar além de nós mesmos e ver o próximo naqueles que são diferentes de nós, para que possamos realmente seguir a Jesus Cristo, nosso irmão e nosso amigo, que é Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.

Comentários