Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2024 - primeiro dia


Um doutor da Lei se levantou e, querendo experimentar Jesus, perguntou: “Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?” (Lc 10, 25) 


Passagens adicionais da Escritura 

Rm 14, 8-9 

Sal 103, 13-18 


Reflexão 

“Que devo fazer para herdar a vida eterna?” Essa pergunta crucial feita a Jesus por um doutor da lei desafia todo aquele que acredita em Deus. Ela afeta o significado de nossa vida na Terra e na eternidade. Em outra parte da Bíblia, Jesus nos dá a definição suprema de vida eterna: “... que conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que enviaste” (Jo 17, 3). Conhecer a Deus significa descobrir e fazer a Sua vontade na nossa vida. Toda pessoa deseja uma vida de plenitude e verdade, e Deus também deseja isso para nós (cf. Jo 10, 10). Santo Irineu disse: A glória de Deus é o homem vivente”. As realidades existenciais da vida, com divisões, egoísmo e sofrimento, muitas vezes nos distanciam da busca por Deus. Jesus viveu o mistério da comunhão íntima com o Pai, que deseja preencher todos os seus filhos com a plenitude de sua vida eterna. Jesus é “o Caminho” que nos leva ao Pai, nosso destino final. Assim, nossa busca pela vida eterna nos aproxima de Jesus e, ao fazê-lo, nos aproxima uns dos outros, fortalecendo a nossa proximidade no caminho para a unidade dos cristãos. Estejamos abertos à amizade e à colaboração com os cristãos de todas as igrejas, orando pelo dia em que todos nós poderemos nos sentar juntos à Mesa do Senhor. 


Oração 

Deus da vida, Vós nos criastes para termos vida, e vida em toda a sua plenitude. Que possamos reconhecer nos nossos irmãos e irmãs o seu desejo de vida eterna. Ao seguirmos o caminho de Jesus com determinação, que possamos levar outras pessoas a Vós. Nós vos pedimos em nome de Cristo, nosso Senhor. Amém.


consultar em: https://www.oikoumene.org/sites/default/files/2023-06/PT%20SOUC%202024.pdf

Comentários