Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2024 - segundo dia


Jesus respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento; e a teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10, 27) 


Passagens adicionais da Escritura 

Dt 10, 12-13 

Sal 133 


Reflexão 

A resposta que Jesus dá ao doutor da lei pode parecer simples, extraída dos conhecidos mandamentos de Deus. Entretanto, amar a Deus dessa forma e ao próximo como a nós mesmos pode ser difícil. O mandamento de Deus de amá-Lo exige um compromisso profundo e significa abandonar-nos totalmente, oferecendo o nosso coração e a nossa mente para servir à vontade de Deus. Podemos pedir a graça de seguir o exemplo de Cristo, que se ofereceu totalmente e disse: “Não seja feita a minha vontade, mas a tua” (Lc 22, 42). Ele também manifestou seu grande amor por todos, inclusive pelos seus inimigos. Não podemos escolher os nossos próximos. Amá-los significa estar atento às suas necessidades, aceitar as suas imperfeições e animar as suas esperanças e aspirações. A mesma atitude é necessária no caminho da unidade dos cristãos, com relação às diferentes tradições de cada um. O chamado para amar o próximo “como a si mesmo” nos lembra da necessidade de nos aceitarmos como somos, conscientes do olhar compassivo de Deus sobre nós, sempre pronto a nos perdoar. Considere que somos a criação amada de Deus. Respeite a si mesmo. Busque a paz consigo mesmo. Da mesma forma, cada um de nós pode pedir a graça de amar e aceitar nossa própria igreja ou comunidade, com suas falhas, confiando todas as coisas ao Pai, que nos restaura por meio do Espírito Santo. 


Oração 

Senhor, dai-nos a graça de vos conhecer mais profundamente, para vos amar com todo o nosso ser. Concedei-nos um coração puro, para amarmos o próximo como a nós mesmos. Que o dom do vosso Espírito Santo nos permita ver a vossa presença em nossos irmãos e irmãs, para que possamos amar uns aos outros com o mesmo amor incondicional com que Vós nos amais. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


consultar em: https://www.oikoumene.org/sites/default/files/2023-06/PT%20SOUC%202024.pdf

Comentários