Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2015 - Dia 1

PROCLAMAÇÃO 

Era preciso que atravessasse a Samaria (João 4,1-4)

Comentário
Jesus e seus discípulos viajaram da Judéia para a Galiléia. A Samaria fica entre essas duas áreas. Havia um certo preconceito contra a Samaria e os samaritanos. A reputação negativa da Samaria vinha de sua mistura de raças e religiões. Não era incomum usar caminhos alternativos para evitar pisar  em território samaritano.
O que o Evangelho de João quer expressar, quando diz que “era preciso que atravessasse a Samaria”? Mais do que uma questão geográfica, trata-se de uma escolha de Jesus. “Passar pela Samaria” significa que é necessário ir ao encontro do outro, do diferente, daquele que é muitas vezes visto como uma ameaça.
O conflito entre judeus e samaritanos era antigo. Os antepassados dos samaritanos tinham quebrado laços com a monarquia do sul, que exigia a centralização do culto em Jerusalém (1 Reis 12). Mais tarde, quando os assírios invadiram a Samaria, deportando grande parte da população local, eles trouxeram para o território uma quantidade de estrangeiros, cada um com seus próprios deuses ou divindades (2 Reis 17,24-34). Para os judeus, os samaritanos se tornaram um povo “misturado e impuro”. Mais tarde no Evangelho de João, os judeus, querendo desmoralizar Jesus, acusam-no dizendo: “ Não temos nós razão ao dizer que tu és um samaritano e um possesso?” (João 8,48)
Os samaritanos, por sua vez, também tinham dificuldade para aceitar os judeus (Jo 4,8). A ferida do passado tornou-se ainda maior quando, cerca do ano 128 aC, o líder judeu, João Hircano, destruiu o templo construído pelos samaritanos como lugar de culto no monte Gerazin. Pelo menos em uma ocasião, relatada no Evangelho de Lucas, Jesus não foi recebido numa cidade samaritana simplesmente porque estava a caminho da Judéia (Lc 9,52). Assim, a resistência ao diálogo vinha dos dois lados.
João deixou claro que “atravessar a Samaria” é uma escolha que Jesus está fazendo; ele está indo além do seu próprio povo. Com isso ele está mostrando que, quando nos isolamos daqueles que são diferentes e nos relacionamos apenas com os que são iguais a nós, estamos impondo a nós mesmos um empobrecimento. É o diálogo com os diferentes que nos faz crescer.

Questões
  • 1. O que significa para mim e para minha comunidade de fé “ter que atravessar a Samaria”?
  • 2. Que passos minha Igreja tem dado para ir ao encontro de outras Igrejas e o que as Igrejas têm aprendido umas com as outras?
Oração
Deus de todos os povos,
ensina-nos a atravessar a Samaria
para ir ao encontro de nossos irmãos e irmãs de outras Igrejas.
Leva-nos até lá com um coração aberto
para que possamos aprender com toda Igreja e cultura.
Proclamamos que és a fonte da unidade.
Dá-nos a unidade que Cristo deseja para nós.
Amém.


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A SOUC 2015 EM: http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/chrstuni/weeks-prayer-doc/rc_pc_chrstuni_doc_20140611_week-prayer-2015_po.html 

Comentários