Descobrindo Missionários na Diocese da Guarda... (1)

MISSIONÁRIOS DO ESPÍRITO SANTO
COMUNIDADE DO FUNDÃO

Em 1978 duas benfeitoras missionárias doaram à Congregação esta casa com a finalidade de servir de centro de irradiação missionária. Trata-se das irmãs Maria Florência e Maria de Lurdes Tavares Monteiro.

Foi então aberto um centro de animação missionária para as dioceses da Guarda, Portalege e Castelo Branco.

A presença da Congregação na diocese da Guarda remonta a Novembro de 1931, quando D. Maria de Lurdes Mendonça emprestou uma sua casa na Guarda-gare para ser seminário que abriu como tal em Outubro de 1932 e se manteve em funcionamento até 1940.

Para Contactar
Missionários do Espírito Santo
Rua José Germano da Cunha, 39
6230 FUNDÃO
Tel. 275 753 516

Para saber mais
www.espiritanos.org

Missionários Espiritanos em Portugal
desde 1867

A primeira comunidade da Congregação em Portugal é inaugurada, em Santarém, a 3 de Novembro de 1867. É formada por dois Padres e dois estudantes franceses. Com esta casa pretendia-se a formação de missionários para Angola. Por vários motivos, abandona-se o seminário de Santarém e assume-se uma nova obra em Gibraltar. Em 1872, por não corresponder aos seus objectivos, abandona-se o Colégio de Gibraltar e funda-se uma nova comunidade em Braga. Aos poucos a Província vai-se desenvolvendo e novas comunidades surgem: Sintra, Lisboa, Ponta Delgada. Só em 1901 é que a Congregação é oficialmente aprovada em Portugal, com sede em Lisboa.

Em 1910, com a proclamação da República, dá-se a supressão e expropriação dos bens de todas as Congregações religiosas. Todas as nossas casas foram espoliadas, excepto a da Procuradoria das Missões, em Lisboa. Muitos procuram refúgio em Zamora, onde se abre uma escola apostólica.

Em 1919, o P. Moisés Alves de Pinho é nomeado Provincial de Portugal e encarregado de restaurar a Província Portuguesa. Esta magnífica obra de restauração terá Braga como ponto de partida. A 2 de Fevereiro de 1921, é erecta canonicamente a Província de Portugal.

Será uma fase de progressiva expansão e de surgimento de novas vocações e comunidades: Viana do Castelo, Régua, Porto, Silva (Barcelos), Coimbra, Torre d'Aguilha (S. Domingos de Rana)...

Fruto do desenvolvimento da Província Portuguesa e do trabalho de vários Padres e Irmãos de Portugal surgirá, em 1969, a Província de Espanha. Alguns anos mais tarde, 1982, é fundado no Brasil o distrito de Brasil Sudeste, formado por confrades de origem portuguesa.

Comentários