Carta aos Párocos da Diocese da Guarda

Após as Jornadas Missionárias de 2009, o SDM está agora pronto para se empenhar no novo ano pastoral missionário na nossa Diocese da Guarda. Em anexo vão as conclusões das JM 2009, das quais destaco agora uma delas: « 3. Pedir às Dioceses, Paróquias e Movimentos que intensifiquem a vivência do “Outubro Missionário”, aproveitem mais o “Curso de Missiologia” organizado pelos IMAG para a formação de evangelizadores e promovam semanas missionárias para o crescimento da consciência de todo o Povo de Deus».

Todas as paróquias já receberam o “Guião Outubro Missionário”, mas anexo mais um exemplar e se desejar mais algum para o seu trabalho pastoral ao longo deste mês de Outubro poderá requisitá-lo junto do SDM. Relembro que este guião é uma preciosa ajuda para reflectir semana a semana nos vários grupos da(s) sua(s) comunidade(s); possui comentários à Palavra de Deus lida e proclama durante o mês de Outubro aos Domingos; algumas propostas para celebrações da Vigília Missionária, do Rosário e da Via-Sacra; uma prece diária para cada dia do mês; e alguns documentos de leitura e meditação.

Também serão enviados alguns exemplares da Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões sob o título “As nações caminharão à sua luz” (Ap 21, 24) esmiuçada em quatro pontos: 1. Todos os Povos são chamados à salvação, 2. Igreja Peregrina, 3. Missão Ad Gentes e 4.Chamados a evangelizar também por meio do martírio. A estes dois documentos junto também o cartaz e relembro que o dia 18 de OUTUBRO é Dia Mundial das Missões.

Despertar a consciência missionária continua a ser o nosso objectivo geral. O Programa Pastoral para 2009/2010 está a ser elaborado e por isso não está no Plano Geral da Diocese, uma vez que este Secretariado só o realiza após as Jornadas Missionárias (que acontecem todos os anos em Setembro).
Relembro os párocos do pedido feito com alguma insistência ao longo do ano passado: enviar a este Secretariado os nomes e direcções de missionários e missionárias oriundos das paróquias que lhe estão confiadas. No passado ano só um pároco respondeu ao apelo lançado.

Finalmente, e não menos importante, o Guard’África (voluntariado missionário da Diocese) está a dar início à Formação de “missionários”. As condições começam a modificar-se um pouco, por isso peço aos meus estimados colegas que se souberem de alguém que queira fazer parte deste projecto entre em contacto connosco até ao fim do mês de Outubro. (www.guardafrica.blogspot.com / guardafrica@gmail.com )
Grato pela atenção prestada, “estamos juntos”!

Guarda, 29 de Setembro de 2009, Festa dos Arcanjo S. Miguel, S. Rafael e S. Gabriel


O Director Diocesano do SDM
Pe Ângelo Miguel Nabais Martins

Comentários