VIII Dia do Voluntário Missionário

Foi ontem o dia do Voluntário Missionário. Foi em Aveiro e um dia espectacular. Aqui fica um dos ecos desse dia.

UM DIA DO SENHOR DIFERENTE

No passado dia 28 de Outubro, alguns dos jovens pertencentes ao grupo Guard’Africa, assim como, elementos do Secretário das Missões da nossa diocese, acordaram bem cedo, pegaram nas suas “lancheiras” e rumaram até Aveiro. Onde se comemorou o VIII dia do Voluntário Missionário, o lema deste ano era “Comunicar 2015”.

Durante a manhã, os trabalhos incidiram na “exploração” do tema deste ano. O Dr. Jorge Pires Ferreira salientou que para as pessoas o maior problema do mundo são: as alterações climáticas, as doenças cardiovasculares, a obesidade…mas na verdade o maior problema da humanidade é não saber o que vai comer, vestir… Segundo ele vivemos numa sociedade mediática, pois só o que ouvimos e vemos através dos meios de comunicação é que assumimos como real, ou seja, é através destes meios que temos a percepção do mundo. Para ele o trabalho desenvolvido pelos voluntários missionários tem todos os ingredientes para ser notícia, logo é preciso divulgar/ comunicar o que vai acontecer (partida de um voluntário em missão) aos meios locais, ir informando a comunidade das experiências que o voluntário está a viver, e quando regressar dar um testemunho/partilha da sua experiência como voluntário missionário. No entanto, para que tudo isto seja possível o Dr. Jorge afirma serem necessários quatro passos: a divulgação da notícia à imprensa local, criar meios próprios, como por exemplo, blogs, feiras missionárias, power point com a partilha da experiência; também é importante, investir na formação ao nível de estratégias, para tornar a notícia mais apelativa e por ultimo, realizar um plano de actuação com os média, por exemplo para a divulgação de fotos.

A Dra. Rosário Costa chamou a atenção que a internet é um meio de comunicação que permite uma globalização poderosa. A partilha de informação é constantemente actualizada, a internet não pode ser vista como uma página, mas sim uma ligação que permite a formação de uma comunidade, onde a voz global chega mais longe.

No decorrer destes trabalhos fomos privilegiados pela presença do Nobel da Paz D. Ximenes Belo que salientou que Portugal é um país de missionários, pois o Espírito Santo permite que os leigos fiéis, coloquem em prática a celebração do Baptismo. Segundo ele em Timor as novas tecnologias não funcionam ainda muito bem e são extremamente caras, sendo as cartas ainda o maior meio de comunicação.

No final dois grupos (Ondjoyetu e Orbis) deram testemunho, partilhando como é comunicar através das novas tecnologias.

No final da manhã foi realizada a eucaristia, presidida por D.Ximenes Belo na Igreja Vera Cruz, onde foram enviados novos voluntários.

Após a eucaristia, os grupos de jovens com as suas “lancheiras” deslocaram-se ao jardim do Rossio para um almoço partilhado.

Da parte da tarde foi realizado um concurso de moliceiros, cada moliceiro tinha três grupos e um tema que tinha de abordar, através da sua criatividade, quando descessem a ria de Aveiro, os temas eram: Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome, alcançar o ensino primário universal, Promover a igualdade entre géneros, Reduzir em 2/3 a mortalidade de crianças, reduzir 3/4 a taxa de mortalidade materna, combater a VIH/SIDA, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e criar uma parceira mundial para o desenvolvimento. Foi também realizada uma feira do voluntário.

Foi um dia rico em experiências, partilhas, convívio mas sobretudo foi um dia cheio de Jesus.

Carina Martinho
Grupo Guard’Africa

Comentários