LEVANTA-TE, estás à espera de quê?



Vamos pedir a todos aqui reunidos que se levantem e que se juntem às centenas de milhar de pessoasque hoje estarão a fazer o mesmo, em mais de 100 países. Queremos relembrar aos líderes mundiais o seu compromisso com a erradicação da Pobreza Extrema e com os Objectivos de Desenvolvimento doMilénio até 2015.
Esta acção fará parte de um recorde mundial oficial do Livro do Guinness para o maior número de pessoas que se levantaram simultaneamente, em 24 horas, contra a pobreza! Em 2006, 23,5 milhões de pessoas em todo o mundo e 19 949 portugueses levantaram-se contra a pobreza extrema. Em 2007 assumimos o desafio de superar este recorde.

Nós, enquanto membros da geração que tenciona combater a pobreza extrema, levantamo-nos: 
1. porque não desejamos, perante as próximas gerações, dizer que sabíamos que em cada ano estavam a morrer desnecessariamente milhões de pessoas e que ficámos quietos, sem fazer nada;

2. porque não podemos ficar sentados enquanto uma criança nascida hoje num país pobre morrerá 30 anos mais cedo do que uma nascida num país rico;

3. porque não estamos a pedir caridade mas sim justiça. Em nosso nome, os líderes mundiais
comprometeram-se com os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. É necessário vontade política para atingir e exceder estes objectivos. Por isso, nós e centenas de milhar de cidadãos de mais de 100 países, estamos hoje de pé, para dizer: 
- aos líderes dos países mais ricos que cumpram com as três grandes promessas que fizeram
para ajudar a combater a pobreza: perdão da dívida, mais e melhor ajuda e comércio mais justo. 
- aos líderes dos países pobres para lhes pedir que tomem como prioridade salvar as vidas dos
seus cidadãos mais pobres. Nós pedimos-lhes que sejam transparentes e responsáveis na forma como gastam o dinheiro, que combatam as desigualdades e a corrupção. 
4. levantamo-nos porque hoje desejamos quebrar o recorde do número de pessoas que se levantam para exigir acção na luta contra a pobreza e assumir as promessas;

5. levantamo-nos porque queremos justiça agora. Não há mais desculpas. Nós não as aceitaremos.


O “LEVANTA-TE” está hoje a decorrer por todo o mundo. Esta nossa acção é importante para relembrar aos líderes mundiais que devem manter as suas promessas para acabar com a pobreza extrema até 2015. Não podemos perder esta oportunidade histórica, somos a primeira geração que pode acabar com a pobreza extrema!

Comentários