Diocese da Guarda | Departamento da Comunhão Eclesial e Ecumenismo - Departamento das Missões - Departamento da Piedade Popular | Obras Missionárias Pontifícias
30 outubro 2007
29 outubro 2007
VIII Dia do Voluntário Missionário
UM DIA DO SENHOR DIFERENTE
Durante a manhã, os trabalhos incidiram na “exploração” do tema deste ano. O Dr. Jorge Pires Ferreira salientou que para as pessoas o maior problema do mundo são: as alterações climáticas, as doenças cardiovasculares, a obesidade…mas na verdade o maior problema da humanidade é não saber o que vai comer, vestir… Segundo ele vivemos numa sociedade mediática, pois só o que ouvimos e vemos através dos meios de comunicação é que assumimos como real, ou seja, é através destes meios que temos a percepção do mundo. Para ele o trabalho desenvolvido pelos voluntários missionários tem todos os ingredientes para ser notícia, logo é preciso divulgar/ comunicar o que vai acontecer (partida de um voluntário em missão) aos meios locais, ir informando a comunidade das experiências que o voluntário está a viver, e quando regressar dar um testemunho/partilha da sua experiência como voluntário missionário. No entanto, para que tudo isto seja possível o Dr. Jorge afirma serem necessários quatro passos: a divulgação da notícia à imprensa local, criar meios próprios, como por exemplo, blogs, feiras missionárias, power point com a partilha da experiência; também é importante, investir na formação ao nível de estratégias, para tornar a notícia mais apelativa e por ultimo, realizar um plano de actuação com os média, por exemplo para a divulgação de fotos.
A Dra. Rosário Costa chamou a atenção que a internet é um meio de comunicação que permite uma globalização poderosa. A partilha de informação é constantemente actualizada, a internet não pode ser vista como uma página, mas sim uma ligação que permite a formação de uma comunidade, onde a voz global chega mais longe.
No decorrer destes trabalhos fomos privilegiados pela presença do Nobel da Paz D. Ximenes Belo que salientou que Portugal é um país de missionários, pois o Espírito Santo permite que os leigos fiéis, coloquem em prática a celebração do Baptismo. Segundo ele em Timor as novas tecnologias não funcionam ainda muito bem e são extremamente caras, sendo as cartas ainda o maior meio de comunicação.
No final dois grupos (Ondjoyetu e Orbis) deram testemunho, partilhando como é comunicar através das novas tecnologias.
No final da manhã foi realizada a eucaristia, presidida por D.Ximenes Belo na Igreja Vera Cruz, onde foram enviados novos voluntários.
Após a eucaristia, os grupos de jovens com as suas “lancheiras” deslocaram-se ao jardim do Rossio para um almoço partilhado.
Da parte da tarde foi realizado um concurso de moliceiros, cada moliceiro tinha três grupos e um tema que tinha de abordar, através da sua criatividade, quando descessem a ria de Aveiro, os temas eram: Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome, alcançar o ensino primário universal, Promover a igualdade entre géneros, Reduzir em 2/3 a mortalidade de crianças, reduzir 3/4 a taxa de mortalidade materna, combater a VIH/SIDA, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e criar uma parceira mundial para o desenvolvimento. Foi também realizada uma feira do voluntário.
Foi um dia rico em experiências, partilhas, convívio mas sobretudo foi um dia cheio de Jesus.
Carina Martinho
Grupo Guard’Africa
27 outubro 2007
Quarto "Olhar"
26 outubro 2007
25 outubro 2007
um a um
23 outubro 2007
Despertando a Oração na Guarda-Gare

20 outubro 2007
Vigília Missionária na Guarda-Gare
Às 21h00m todos estão convidados
a unir-se em oração pelas Missões
na Igreja Paroquial de S. Miguel (Guarda-Gare).
Vem juntar-te a este momento
de escuta da Palavra de Deus,
de meditação
e de canto.
Podemos contar contigo?
18 outubro 2007
17 outubro 2007
LEVANTA-TE
- da Escola Reginal Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira (190),
- do Serviço de Pediatria do Hospital Sousa Martins - Guarda (4),
- de gente espalhada por toda a Diocese que foram fazendo de modo individual ou em grupo esta acção no decorrer de todo o dia (159, aparecendo validado como sendo a Diocese da Guarda em espaço público e incluindo 14 alunos da Escola de Santa Clara que estiveram durante o dia em visita de estudo),
- da Escola Secundária Campos Melo - Covilhã (800),
- outro grupo da Escola Secundária Campos Melo - Covilhã (900),
- da Cáritas Diocesana da Guarda (30),
- da Aldeia SOS - Guarda (15),
- do Externato Nossa Senhora dos Remédios - Tortosendo - Covilhã (405),
- Delegação CIVEC - Covilhã (50)
fazendo um total de 2553.
12 outubro 2007
LEVANTA-TE, estás à espera de quê?

Vamos pedir a todos aqui reunidos que se levantem e que se juntem às centenas de milhar de pessoasque hoje estarão a fazer o mesmo, em mais de 100 países. Queremos relembrar aos líderes mundiais o seu compromisso com a erradicação da Pobreza Extrema e com os Objectivos de Desenvolvimento doMilénio até 2015. Esta acção fará parte de um recorde mundial oficial do Livro do Guinness para o maior número de pessoas que se levantaram simultaneamente, em 24 horas, contra a pobreza! Em 2006, 23,5 milhões de pessoas em todo o mundo e 19 949 portugueses levantaram-se contra a pobreza extrema. Em 2007 assumimos o desafio de superar este recorde.
Nós, enquanto membros da geração que tenciona combater a pobreza extrema, levantamo-nos:
1. porque não desejamos, perante as próximas gerações, dizer que sabíamos que em cada ano estavam a morrer desnecessariamente milhões de pessoas e que ficámos quietos, sem fazer nada;
2. porque não podemos ficar sentados enquanto uma criança nascida hoje num país pobre morrerá 30 anos mais cedo do que uma nascida num país rico;
3. porque não estamos a pedir caridade mas sim justiça. Em nosso nome, os líderes mundiais comprometeram-se com os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. É necessário vontade política para atingir e exceder estes objectivos. Por isso, nós e centenas de milhar de cidadãos de mais de 100 países, estamos hoje de pé, para dizer:
- aos líderes dos países mais ricos que cumpram com as três grandes promessas que fizeram para ajudar a combater a pobreza: perdão da dívida, mais e melhor ajuda e comércio mais justo.
- aos líderes dos países pobres para lhes pedir que tomem como prioridade salvar as vidas dos seus cidadãos mais pobres. Nós pedimos-lhes que sejam transparentes e responsáveis na forma como gastam o dinheiro, que combatam as desigualdades e a corrupção.
4. levantamo-nos porque hoje desejamos quebrar o recorde do número de pessoas que se levantam para exigir acção na luta contra a pobreza e assumir as promessas;
5. levantamo-nos porque queremos justiça agora. Não há mais desculpas. Nós não as aceitaremos.
O “LEVANTA-TE” está hoje a decorrer por todo o mundo. Esta nossa acção é importante para relembrar aos líderes mundiais que devem manter as suas promessas para acabar com a pobreza extrema até 2015. Não podemos perder esta oportunidade histórica, somos a primeira geração que pode acabar com a pobreza extrema!
11 outubro 2007
Foi mais um simples e terno olhar
10 outubro 2007
"TERCEIRO OLHAR"
Senhor continua a dar os sinais que precisamos para descobrirmos o caminho que Tu nos estás a traçar.
08 outubro 2007
Intenção Missionária para Outubro
07 outubro 2007
um a um
Uma jovem rapariga com um coração cheio de amor de Deus para dar. Sempre com um "SIM" pronto para dar. Raramente está indisponível para estender os seus braços. Chamamos por ela e ela aparece. É mais um rosto visível de que Deus ama e quer amar através dos homens. Professora de Música também já esteve em Angola doando algum tempo em favor de quem precisava do seu imenso sorriso. Sorrir é com ela.
04 outubro 2007
para lembrar e rezar....

Teus são o louvor, a glória, a honra
E toda a benção.
Só a ti, Altíssimo, são devidos;
E homem algum é digno
De te mencionar.
Louvado sejas, meu Senhor,
Com todas as tuas criaturas,
Especialmente o Senhor Irmão Sol,
Que clareia o dia
E com sua luz nos alumia.
Com grande esplendor:
De ti, Altíssimo é a imagem.
Pela irmã Lua e as Estrelas,
Que no céu formaste claras
E preciosas e belas.
Pelo irmão Vento,
Pelo ar, ou nublado
Ou sereno, e todo o tempo
Pela qual às tuas criaturas dás sustento.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Água,
Que é mui útil e humilde
E preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Fogo
Pelo qual iluminas a noite
E ele é belo e jucundo
E vigoroso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a mãe Terra
Que nos sustenta e governa,
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelos que perdoam por teu amor,
E suportam enfermidades e tribulações.
Bem aventurados os que sustentam a paz,
Que por ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar.
Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar
Conformes à tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!
Louvai e bendizei a meu Senhor,
e dai-lhe graças,
e servi-O com grande humildade.
03 outubro 2007
Oração pelos missionários

sois exemplo de simplicidade e de humildade
e sempre vos colocastes nas mãos do Pai.
Intercedei junto a Deus para que os homens compreendam
o vosso caminho, que leva ao Céu,
para que vencendo o egoísmo e o orgulho,
possam construir um mundo melhor
e conquistem os povos para o Reino de Cristo pelo amor, justiça e paz.
Fazei com que os homens compreendam a mensagem do Evangelho
e sejam atraídos a viverem o ideal cristão do amor
pelo espírito de desapego e doação.
Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões,
rogai por nós e protegei os missionários.
Amém.