Mensagem do Bispo da Guarda - Dia Nacional da Caritas - 03 março 2024


Celebramos o Dia Nacional da Caritas no III Domingo da Quaresma, este ano, dia 3 de março.

Nesse dia e durante a semana que o precede, vamos lembrar a nós e às nossas comunidades, em espírito de verdadeira conversão quaresmal, o que Evangelho nos diz – “Só o amor transforma”.

Esta iniciativa junta toda a rede Caritas em Portugal e pretende, a partir deste tema bíblico de fundo e comum a todos, chamar a nossa atenção para a ação social e as atividades pastorais que lhe dão suporte; e, ao mesmo tempo, promover angariação de fundos para os programas que a rede Caritas em Portugal está a desenvolver. O objetivo é sensibilizar as pessoas e motivar as comunidades para o cuidado que devem ter com os que se encontram em situações mais difíceis.

Todos temos obrigação de cuidar bem uns dos outros e as comunidades têm de saber  colocar esta mesma obrigação no centro das suas preocupações e programas.

Ora,  há indicadores de que o número de pessoas em Portugal que precisam de ajuda para obviar à suas necessidades primárias não só não tem diminuído, mas, pelo contrário,  aumentou significativamente nos últimos 4 anos,  comparativamente com os 4 anos anteriores. Isto mesmo nos diz um estudo desenvolvido, no âmbito do Observatório Caritas, de que resultou o documento “Pobreza e exclusão social em Portugal”, que vai ser publicado durante a próxima semana, a  Semana Nacional da Caritas.

Segundo este estudo, mais de 500 mil pessoas em Portugal estão em “privação material severa”, dados confirmados pelo instituto Nacional de Estatística. Mais de 240 mil pessoas não têm para a sua alimentação primária, mais de 700m mil não têm pata adquirir roupa e mais de 2 milhões têm de suportar o frio do inverno, sem meios para o combater. O número dos sem abrigo, particularmente nos grandes centros urbanos, não pára de crescer, como também é preocupante a situação dos que vivem em alojamento precário.

Ora, esta Semana da Caritas há de servir, pro um lado,  para lembrarmos às comunidades a obrigação de cuidar bem dos mais carenciados, através da instituição Caritas ou de outras formas; por outro, para lembrar à sociedade em geral e aos seus poderes públicos que precisamos de políticas mais exigentes e determinadas para ajudar os mais vulneráveis. O esforço por erradicar  a pobreza mais extrema é única maneira de levar a sério a preconizada “Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-30”.

Falando para as nossas comunidades, a certeza do Evangelho de que só o amor transforma obriga-nos a ser criativos, na procura dos melhores caminhos para lhe dar cumprimento. E essa criatividade tem de ser de todos, pois nenhuma comunidade pode estar satisfeita enquanto não encontrar formas organizadas de identificar os que mais precisam para depois cuidar bem deles.

Que esta semana a todos nos desperte para sabermos cuidar bem uns dos outros.

24.2.2024

+Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda

 


Comentários