Novo Diretor Nacional das OMP


O padre António Manuel Batista Lopes é o novo diretor nacional das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), organismo da Igreja Católica para a animação e cooperação missionária, revelou à Agência ECCLESIA o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa.

A nomeação do religioso pertencente aos missionários do Verbo Divino foi promulgada esta terça-feira por decreto da Santa Sé assinado pelo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, o arcebispo italiano Fernando Filoni, refere a nota enviada pelo padre Manuel Morujão.

O missionário natural da Aldeia da Ponte, diocese da Guarda, foi ordenado padre em 1986, tendo partido para o Togo, onde dirigiu o Centro Bíblico de Lomé, capital daquele país africano, após ter estudado Sagrada Escritura em Paris.

De regresso a Portugal viveu em Tortosendo, seguindo depois para Guimarães, onde foi superior da comunidade durante três anos e assumiu a responsabilidade da paróquia de São Cristóvão de Selho, perto da cidade.

A ação do religioso estende-se também aos cadernos bíblicos que a congregação do Verbo Divino tem publicado em conjunto com a arquidiocese de Braga, bem como ao jornal “Contacto svd”.

O novo diretor sucede ao padre Manuel Durães Barbosa, da congregação dos Missionários do Espírito Santo, que chegou ao termo do seu segundo mandato.

As OMP geram nos católicos o “espírito de fraternidade universal e missionário”, “socorrem as mais diversas necessidades de ajuda material e espiritual de todos os povos” e “promovem uma eficaz colecta para o bem de todas as missões”, explica o site da instituição.

in Agência Ecclesia

Comentários