Carta aos Clero da Guarda 2010/2011

Após as Jornadas Missionárias de 2010, o SDM destaca algumas das suas conclusões: « 1. saudar a iniciativa do caminho sinodal “Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal ” e sugerir que se tenha em consideração a carta pastoral sobre a Missão; 2. Pedir às Dioceses e Paróquias que promovam as estruturas dinamizadoras da Missão, previstas na carta pastoral: Centros Missionários Diocesanos e Grupos Missionários Paroquiais; 3. Fomentar, na Igreja, iniciativas de formação que levem à experiência do encontro com Cristo vivo e formem discípulos fiéis e missionários apaixonados; 4. Promover, junto dos seminaristas e dos sacerdotes diocesanos, formação e experiências missionárias em Igrejas irmãs de outros países. Incentivar os Institutos Missionários e as Obras Missionárias Pontifícias a facilitar estas experiências e a formação missionária ad gentes.».

Todas as paróquias já receberam o “Guião Outubro Missionário” (enviado pelas Obras Missionárias Pontifícias), envia-se agora o resto de documentação que chegou ao SDM. O Guião pode ser usado durante o mês de Outubro, mas também sempre que as comunidades o possam fazer, por isso envio mais um exemplar e fica a disponibilidade para requisitar mais.

Relembro os párocos o pedido feito com alguma insistência ao longo do últimos anos: enviar a este Secretariado os nomes e direcções de missionários e missionárias oriundos das paróquias que lhe estão confiadas.

Finalmente, e não menos importante, o Guard’África (voluntariado missionário da Diocese) está a dar início à Formação de “missionários”. As condições começam a modificar-se um pouco, por isso peço aos meus estimados colegas que se souberem de alguém que queira fazer parte deste projecto entre em contacto connosco o mais rapidamente possível. (www.guardafrica.blogspot.com / guardafrica@gmail.com )

Grato pela atenção prestada, “estamos juntos”! Até breve!

Guarda, 13 de Outubro de 2010

O Director Diocesano do SDM


Comentários