Dia da campanha da Obra de S. Pedro Apóstolo

Está a chegar o dia que marca a celebração da Obra, mas que se prolonga durante todo o ano. Celebre-o e dê a sua ajuda na medida do possível.

O que é a Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo?
É uma Instituição da Igreja universal fundada para sensibilizar o povo cristão às necessidades da formação do clero nos países de Missão e para convidar a todos a uma colaboração espiritual e material na preparação dos candidatos ao sacerdócio e à vida religiosa.

Como nasceu a Pontifícia Obra de São Pedro?
A Obra é fruto da paixão missionária de Jeanne Bigard e de sua mãe Stephanie que, no final do século XIX, na França, fundaram esta Obra, lembrando a toda a Igreja  o insubstituível papel reservado ao clero local nas missões e promovendo o seu sustento espiritual e material.
A Obra, nascida como iniciativa  inspirada pelo Espírito Santo, logo se propagou com o apoio da Santa Sé, que lhe deu o caráter de Obra Pontifícia (3 de maio de 1922), para lhe garantir uma maior eficácia e um caráter universal.

Em que sentido a Obra é "Pontifícia”?
É Pontifícia porque é uma Instituição a serviço do Papa e do Colégio dos Bispos. Em virtude do seu ministério de Pastor Supremo da Igreja e em comunhão com todos os Bispos do mundo, o Santo Padre tem, como ninguém, uma visão global das necessidades de cada uma das Igrejas locais.
Cabe ao Santo Padre chamar os outros Pastores à sua responsabilidade missionária universal e convidá-los para que participem na tarefa comum da evangelização do mundo. O Papa exerce a sua autoridade sobre as Pontifícias Obras Missionárias através da Sagrada Congregação para a Evangelização dos Povos.

Que ajuda concreta oferece  a Obra de São Pedro Apóstolo?
As ajudas desta Obra são dadas sob forma de subsídios ordinários e de subsídios extraordinários.
São ordinários os subsídios finalizados ao normal funcionamento dos seminários e concedidos todos os anos em base ao número de seminaristas.
Os subsídios extraordinários são dados para a construção de novos seminários, eventuais reestruturações, ampliações ou outras necessidades especiais do seminário.

Comentários