DIA DO VOLUNTÁRIO NACIONAL 2011

“Voluntariado: compromete-te com o Mundo pelo qual todos somos responsáveis” é o tema do XII Dia do Voluntário Missionário que se realiza a 15 de Outubro, em Lisboa, organizado pela FEC, Projecto SABI – Associação NAVEGAR e GASTagus.
Voluntários recém-chegados, antigos voluntários, futuros voluntários, assistentes espirituais, responsáveis dos grupos e todos os interessados pelo voluntariado são convidados a participar neste Dia de encontro, partilha, convívio e reflexão que tem lugar na Paróquia do Parque das Nações.

De manhã será feita uma reflexão sobre o compromisso do voluntariado, com a presença de vários testemunhos, e à tarde os participantes irão desvendar os desafios do voluntariado em cada etapa da gincana que tem lugar nos jardins do Parque das Nações.
O vencedor do Festival da Canção 1995, Tó Cruz, vai estar presente na manhã deste Dia para cantar o Hino ao Voluntário, música integrada no CD Cantáki que reúne temas sobre a Missão.
Nos últimos anos cerca de 4000 jovens e adultos participaram em projectos de voluntariado missionário em países em desenvolvimento. Educação, Pastoral, Saúde, Animação Sócio‐Cultural, Construção de Infra‐estruturas, Agricultura e Apoio Social são algumas das áreas em que os voluntários trabalharam, dedicando o seu tempo e conhecimento a diferentes grupos: crianças, idosos, professores, entre outros.
Programa do dia:
10h00 – Acolhimento
10h30 – Testemunhos de voluntariado
11h10 – “O compromisso após os projectos de voluntariado”, Pe Hugo Gonçalves
11h45 – Hino ao Voluntariado Missionário, Tó Cruz, Vencedor do Festival da Canção 2005
12h10 – Apresentação da Agenda 2011/2012 – “Alimentação – Um Direito Sem Fronteiras”
12h30 – Almoço partilhado (cada pessoa leva algo para partilhar)
14h00 – Gincana sobre o tema do voluntariado – jardins do parque das nações
17h00 – Eucaristia, celebrada pelo Pe Tony Neves

Comentários