FEC participa no Fórum Social Mundial (FMS) 2011

Entre 6 e 11 de Fevereiro em Dakar, a CIDSE (aliança católica internacional de agências para o desenvolvimento) e parceiros vão discutir as profundas mudanças necessárias para combater a fome, as alterações climáticas e a instabilidade financeira global. A FEC (Fundação Evangelização e Culturas), membro da CIDSE, estará representada no FSM por Simão Leitão, Coordenador do Programa FEC na Guiné-Bissau. Até ao momento, segundo informação da Plataforma Portuguesa das ONGD, a FEC será a única organização para o Desenvolvimento portuguesa presente no Fórum.

“O mundo precisa de uma nova direcção, mais do que pequenos ajustes de percurso”. Este mote traz a CIDSE, organizações membro e organizações parceiras de diversas partes do mundo ao Fórum Social Mundial de 2011. O Fórum Social Mundial oferece um modelo de liderança alternativo e mais democrático, onde as pessoas estão no coração das soluções para as mudanças globais.

“ Para a FEC, enquanto ONG que trabalha no âmbito da cooperação para o desenvolvimento, é essencial participar neste movimento da sociedade global numa procura de novos modelos de desenvolvimento. Em conjunto com a Caritas Guiné-Bissau, nosso parceiro, e a CIDSE, rede europeia de ONG Católicas, vamos estar em Dakar para contribuir activamente no debate sobre as alterações climáticas, a ajuda pública ao desenvolvimento, a segurança alimentar ou ainda a agenda política pós-ODM. Acreditamos que à escala global é necessário outro tipo de liderança. O FSM “antecipa” o rosto desses líderes”, afirma a Directora Executiva Susana Réfega.

Edição 2011 do FMS

O Fórum Social Mundial retorna a África em 2011. Depois de Nairóbi (Quénia), Dakar, capital senegalesa, receberá a edição centralizada entre 6 e 11 de Fevereiro de 2011. Com enfoque na história de resistência e luta dos povos africanos, o FSM 2011 deverá encontrar a interface necessária com as lutas e as estratégias globais comuns à África, ao Sul e ao resto do mundo. Para os organizadores, o retorno do FSM à África expressa solidariedade ativa do movimento social internacional, apoio bem-vindo já que “a África corre o risco de pagar pela crise atual do capitalismo, já estando enfraquecida pelos programas de ajustes estruturais da década de 1980 e 1990”, refere a Comissão Organizadora do FMS deste ano.

O Fórum Social Mundial (FSM), concebido como uma alternativa ao Fórum Económico Mundial, oferece um poderoso antídoto para um sistema que coloca o dinheiro em vez das pessoas em primeiro lugar. Em Dakar, a FEC, vai juntar-se a milhares de pessoas de todo o mundo para traçar estratégias para alcançar políticas pro-pobres no curto prazo, e encontrar respostas para questões fundamentais para nosso futuro:

Será que estamos prontos para mudar a nossa vida e viver de forma mais sustentável? Como vamos ajudar as pessoas mais afectadas pelos impactos das mudanças climáticas? Como vamos combater a fome mundial, num cenário em que as chuvas estão cada vez mais imprevisíveis e as culturas continuam a falhar? O que deve acontecer após o prazo estabelecido para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio? Enquanto os orçamentos para a ajuda ao desenvolvimento continuam a ser cortados, que recursos têm os governos para financiar o desenvolvimento? O sector financeiro está à procura de formas de evitar uma nova quebra. Como pode, como principal beneficiário da globalização, contribuir para enfrentar os desafios do desenvolvimento global?

Nota ao editor:

Simão Leitão, representante da FEC no Fórum, fará um artigo de opinião sobre as temáticas abordadas no FMS, dando a todas as publicações interessadas feedback sobre o que vive, na primeira pessoa, durante a realização do FMS. Existe também disponibilidade para entrevistas e envio de artigo de opinião a partir de Dakar.

Para mais informações e solicitações contactar:

Simão Leitão / fec.guinebissau@gmail.com

Comunicação FEC

Vanessa Furtado / vanessa.furtado@fecongd.org / 936245545

Links de interesse:

Sobre o FSM http://fsm2011.org/

Sobre a CIDSE http://www.cidse.org

Sobre a FEC http://www.fecongd.org

Comentários