3.º Formação Nacional promovida pela FEC

Nos passados dias 1 e 2 de Março, reuniram-se em Fátima, no Seminário Missionário do Verbo Divino, para a 3ª sessão de formação do Programa Anual do Voluntariado Missionário, cerca de 45 participantes, abordando o tema "Teologia Missionária e Diálogo Inter-Religioso".

A chegada dos voluntários missionários a uma terra estrangeira requer uma atitude de grande abertura no que respeita às práticas culturais aí vividas. O desafio coloca-se em dois níveis: na desconstrução de quadros culturais apreendidos na sociedade de origem e na aculturação/apropriação de novas formas de entendimento cultural, encontradas nos países de acolhimento. No entanto, esta incorporação cultural nunca pode perder de vista o essencial da acção missionária: a prática dos valores do Evangelho!

É ainda essencial perspectivar que em terras de missão os voluntários encontram e trabalham, frequentemente, com comunidades religiosas não cristãs. De forma a despertar os voluntários missionários para estas questões, o Pe. Paulino Mand'kalema, missionário da Congregação dos Sagrados Corações, o Pe. José Antunes, o Pe. José Augusto Leitão, missionários do Verbo Divino e o Sr. José, Presidente da Associação de Moradores da Quinta do Mocho, crente muçulmano, reflectiram, respectivamente, sobre as temáticas da Teologia da Missão (Inculturação e Aculturação) e Diálogo Inter-Religioso.

A sessão contou ainda com os testemunhos da Maria Augusta Estima, da ORBIS, que em 2006 esteve em missão em Angola, durante 1 mês, e Marisa Costa, Jovem Hospitaleira, que esteve em Moçambique durante um ano e regressou há 3 semanas.

Nesta sessão, estiveram presentes 16 entidades, confirmando a importância destas acções de formação conjunta promovidas pela Plataforma de Voluntariado Missionário. Foram elas: Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres; Congregação dos Sagrados Corações; Congregação Salesiana; Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria; Guard’África; Juventude Hospitaleira; Leigos Missionários da Consolata; Leigos Missionários Carmelitas Descalços; Leigos Missionários Combonianos; Movimento Teresiano de Apostolado; Grupo Ondjoyetu; ORBIS; Irmãs de São José de Cluny; Voluntariado Espiritano; Voluntariado Teresa de Saldanha; e Jovens Missionárias da Apresentação de Maria.

A próxima sessão está marcada para os dias 19 e 20 de Abril, também em Fátima.


in Funcação Evamgelização e Culturas

Comentários