04 outubro 2025

Dia 4 outubro missionário 2025

 

Sábado, 4 de Outubro de 2025

XXVI Semana do Tempo Comum – Ano Ímpar (I)

S. Francisco de Assis – MO

Br 4, 5-12.27-29; Sl 68; Lc 10, 17-24

 

Que belo texto a liturgia para este Sábado nos oferece, que coincide com a festa de um grande santo: São Francisco de Assis. Confiamo-nos a ele e pedimos-lhe que faça deste dia uma nova oportunidade para amarmos a Deus.

«Felizes os olhos que vêem o que estais a ver!» O Senhor foi bom para connosco e permitiu-nos não só vê-l’O com os olhos da fé e ouvi-l’O no nosso coração, mas permitiu-nos também participar na Sua vida divina e tornar-nos Seus filhos!

Sabendo isto, tendo experimentado o amor de Deus, tendo consciência do que o Senhor fez por nós, poderíamos calar-nos? Não, longe disso. Deus deu-nos tudo isso para que possamos fazer com que muitos outros, através da nossa vida, da nossa palavra, do nosso testemunho, do nosso serviço, descubram o que o Senhor tem em mente para eles!

Esta é a razão de ser de um missionário, aquele que vai para terras distantes e que, como nós, descobre a grandeza da sua vocação missionária atravé da sua dedicação, nas nossas nações e comunidades... Queremos que todos encontrem Jesus! Para que todos sejam felizes (como gosta de dizer o Papa Francisco: “Todos, todos, todos...”), para que vejam a misericórdia do Pai e ouçam a voz do Bom Pastor.

Esta experiência levou Jesus a dirigir uma bela oração a Deus Pai: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos” (Lc 10, 21). Demos graças a Deus pelo dom da fé, da esperança (neste ano jubilar, dedicado em particular a sermos missionários da esperança) e do amor de Deus. Devemos unir-nos ao Senhor nesta oração e agradecer ao Pai por nos ter escolhido, por nos ter chamado e por nos ter dado a oportunidade de sermos apóstolos do Seu amor entre os nossos irmãos e irmãs.

Confiamo-nos a São Francisco de Assis, pedindo-lhe que nos ensine a viver com simplicidade e a apreciar todas as coisas belas que Deus nos deu.

 

Nenhum comentário: